Comitê científico

Alexandre Fernandes Barbosa:  Gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), um centro de categoria II da UNESCO no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), mestrado em Ciência da Computação pela UFMG (1988) e em Administração de Empresas pela University of Bradford, Inglaterra (1997), doutorado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP (2008), pós-doutorado em Administração de Empresas pela HEC Montreal (2010).

Alfredo Behrens. Ph.D. pela Universidade de Cambridge. É professor e preside o Conselho de Estratégia da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Seu livro “Culture and Management in the Americas” foi publicado pela Stanford University Press e foi premiado na área Best Latino Management no certame ILBA, na California. 

Álvaro Augusto Comin.  Professor no Departamento de Sociologia (USP).

Alvaro Toubes Prata. Professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi reitor da UFSC de maio de 2008 a maio de 2012, e de 2012 a 2018 integrou o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, onde ocupou os cargos de Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, e Secretário Executivo. Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia. 

Ana Cristina Bicharra Garcia. Professora titular do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), pesquisadora CNPq e Ph.D. em Engenharia pala Stanford University. Cristina ocupou os cargos de professora no departamento de informática da Universidade Federal Fluminense (UFF) (1996-2017), fundadora e coordenadora do ADDLabs (1996-2017), pesquisadora visitante no MIT Sloan School of Management (2013/2014), no Stanford Center for Integrated Facility Engineering (2002/2003) e na XEROX PARC (1991/1992) em Palo Alto, CA, EUA. É membro do conselho editorial do periódico “Digital Government: Research and Practice”. Possui sólida formação em inteligência artificial, inteligência coletiva e interação humano-computador, desenvolvendo pesquisas multidisciplinares aplicadas. Ela está profundamente empenhada em desenvolver pesquisas de IA que melhorem o bem-estar da sociedade. Seu interesse de pesquisa atual envolve os desafios éticos para o desenvolvimento Inteligência Artificial.

André Nahoum. Professor Doutor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). 

Cristina Godoy Bernardo de Oliveira. Professora na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (USP).

Demétrio Gaspari Cirne de Toledo. Professor do Bacharelado em Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi Visiting Scholar da Fudan University, Xangai, e pesquisador do Observatório da Inovação e Competitividade (OIC-IEA/USP) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e mestre e doutor em Sociologia pela mesma universidade. 

Diogo Cortiz – Pesquisador do Ceweb.br/NIC.br e Professor da PUC-SP. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP com período de Doutorado Sanduíche na Université Paris I – Patheon-Sorbonne. Especialista em Neurociência e Comportamento pela PUC-RS. Fez estágio pós-doutoral no laboratório de IA da Universidade de Salamanca com bolsa do Santander Universidades. Foi pesquisador visitante no laboratório de Ciência Cognitiva da Queen Mary University of London. Finalizou a certificação em Natural Language Understanding por Stanford. 

Dora Kaufman. Professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC SP. Pós-doutora pela COPPE-UFRJ e pelo TIDD PUCSP. Doutora pela ECA-USP com período na Université Paris – Sorbonne IV. Área de pesquisa: impactos éticos e sociais da inteligência artificial. 

Eugênio Bucci. Professor titular na Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP).

Glauco Antonio Truzzi Arbix. Professor titular no Departamento de Sociologia (USP).

Guilherme Ary Plonsky. Durante a primeira metade de sua carreira, trabalhou em empresas de consultoria na área de administração e engenharia. É professor titular na Universidade de São Paulo (USP), afiliado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e na Escola Politécnica (POLI). Sua principal área de interesse é Gerenciamento de Inovação. Durante sete anos ele foi responsável pelo escritório de transferência de tecnologia da USP. Foi um dos criadores do CIETEC, atualmente o maior campus incubador da América Latina. Entre 2001 e 2006 foi diretor executivo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a principal instituição deste tipo na América Latina. De 2007 a 2011, presidiu a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). Foi Fulbright Visiting Research Scholar no RPI’s Center for Science and Technology Policy (USA). Atua em comitês de várias instituições no Brasil e no exterior. Atualmente é Diretor do Instituto de Estudos Avançados, Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica e Vice-coordenador do Centro de Inovação da USP.

Ian Prates. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e do Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP (OIC/IEA/USP). É Research Fellow da Social Accountability International. Foi pesquisador visitante na Columbia University. Pesquisa desigualdades sociais (com foco em desenvolvimentos tecnológicos, mercado de trabalho, proteção social, pobreza e estratificação social) e a economia política das relações entre a China e a América Latina.  

José Eduardo Krieger. Professor Titular da Faculdade de Medicina da USP 

Laerte Idal Sznelwar. Graduado em Medicina pela UNICAMP; doutorado em Ergonomia pelo Conservatoire National des Arts et Metiers – CNAM, Paris; pós-doutorado em Psicodinâmica do Trabalho no CNAM, Paris. Professor associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Temas de atuação – Saúde do Trabalhador, Psicodinâmica do Trabalho, Psicanálise, Ergonomia, Organização do Trabalho.

Lorena G. Barberia. Professora Doutora (com Livre Docencia) do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. Pesquisadora principal do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI), da USP, e pesquisadora principal do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público (CEPESP), da Fundação Getúlio Vargas-São Paulo, e pesquisadora do C4AI. Chair do Local Committee da IPSA-USP Summer School in Concepts, Methods and Techniques in Political Science, Public Policy and International Relations e membro do comite do Latin American Political Methodology Annual Meeting of the Society of Political Methodology. 

Luciana Pereira. Professora Associada em Estudos da Inovação da Universidade Federal do ABC e Livre-Docente em Engenharia de Produção pela EPUSP. Na UFABC, foi responsável pela implementação da Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação. Seus interesses de pesquisa estão relacioandos ao design de sistemas  que promovam o bem-estar humano. 

Luis Lamb. Professor de Fundamentos da Ciência da Computação e IA e Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul. Possui PhD em Ciência da Computação pelo Imperial College London. Pesquisa em Inteligência Artificial Neuro-Simbólica, Aprendizado de Máquina e Raciocínio, além de estratégias de inovação. Lamb publicou extensivamente sobre esses tópicos e foi coautor de duas monografias de pesquisa, incluindo “Neural-Symbolic Cognitive Reasoning”, um trabalho fundamental sobre Inteligência Artificial Neuro-Simbólica. 

Mario Salerno. Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, coordenador do Laboratório de Gestão da Inovação. Graduado, mestre, doutor e livre docente em Engenharia de Produção, especializado em Inovação Tecnológica e Desenvolvimento (IDS, University of Sussex, Inglaterra), pós-doutorados no Laboratoire Techniques, Territoires et Sociétés / Ecole Nationale des Ponts et Chaussées (França) e no Rensselaer Polytechnic Institute (RPI, EUA). Foi Diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

Sarajane Marques Peres. Professora associada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP).

Sergio Salles. Professor titular e diretor do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. 

Virgilio Almeida. Professor emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e pesquisador 1A do CNPq. É tambem Professor Associado ao “Berkman Klein Center’’ da Universidade de Harvard e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e da Academia Nacional de Engenharia (ANE). Suas áreas atuais de pesquisa envolvem computação  social, algoritmos, governança digital, sistemas distribuídos em larga scala  e internet.