Princípios éticos

Es responsáveis pelo seminário pretendem proporcionar a todes es participantes um espaço diverso, com respeito às diferentes culturas, etnias, raças e gêneros. A não-discriminação em qualquer nível é um princípio básico que deve ser respeitado por todes. O seminário espera ser um ambiente de livre fluxo de ideias para o fortalecimento de agendas e redes de pesquisa. Para tanto, o respeito ao próximo e ao espaço compartilhado, bem como a conduta profissional e imparcial, são imprescindíveis. 
 
O Comitê de Ética do evento tem como referência a regulação sobre ética e integridade de pesquisa (Resolução Nº 510, de 7 de abril de 2016, e Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde). O compromisso com a integridade da ciência, a honestidade, o respeito à democraticidade, à liberdade de expressão e aos direitos humanos serão entendidos como pilares essenciais para aprovação dos artigos e apresentações dos diferentes tipos no evento. 
 
Na medida em que a IA se difunde, seu impacto na sociedade é cada vez mais significativo, levantando questões éticas e desafios como discriminação e viés, deslocamento da força de trabalho, privacidade e tratamento de dados, segurança, desigualdade e modos eficazes de regulação e governança. 
 
Neste contexto, o evento propõe um esforço multidisciplinar para abordar os impactos dos sistemas de IA na sociedade, reconhecendo que a multiplicidade de perspectivas leva a uma ciência mais sólida e precisa. A preocupação com o desenvolvimento humano e ético da IA guiará as ações e decisões do Comitê Organizador do evento, com o objetivo de buscar contribuir para questões consideradas primordiais à sociedade contemporânea.