Genevieve Bell – convidada especial

A distinta professora Genevieve Bell, AO FAHA FTSE é diretora da School of Cybernetics e do 3A Institute (3Ai) na Australian National University, vice-presidente e pesquisadora sênior nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento avançados da Intel Corporation.

Genevieve é doutora em antropologia cultural pela Stanford University e renomada antropóloga, tecnóloga e futurista, tendo passado mais de duas décadas no Vale do Silício ajudando a guiar o desenvolvimento de produtos da Intel e as pesquisas em design e em ciências sociais. Ela é mais conhecida por seu trabalho na intersecção da prática cultural e do desenvolvimento tecnológico e por ser uma voz importante nos debates globais em torno da inteligência artificial e da sociedade humana.

Em 2017, Genevieve voltou à Austrália e estabeleceu o 3A Institute na Australian National University em colaboração com o CSIRO’s Data61, com a missão de construir um novo ramo da engenharia para escalar sistemas ciberfísicos habilitados com IA de forma segura, sustentável e responsável. Em 2021, ela foi nomeada diretora da nova Escola de Cibernética da Universidade Nacional da Austrália, que além de abrigar o Instituto 3A, desenvolverá habilidades em Sistemas e Design.

Genevieve é a nomeada inaugural para a cadeira Florence Violet McKenzie na ANU, nomeada em homenagem a primeira engenheira eletricista da Austrália, que promove o uso inclusivo de tecnologia na sociedade. Ela também apresentou as aclamadas ABC Boyer Lectures para 2017, nas quais investigou o que significa ser humano, e australiano, em um mundo digital.

Genevieve também é Diretora Não Executiva do Conselho do Commonwealth Bank of Australia, Membra do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Primeiro Ministro, Membra da Academia Australiana de Tecnologia e Engenharia (ATSE), Membra da Academia Australiana de Humanidades (AAH ), Membra Distinto da SRI International Engelbart e Oficial da Ordem da Austrália.

(traduzido de https://cecs.anu.edu.au/people/genevieve-bell)